Quando a Porsche lançou o Cayenne, em 2002, todos achavam que a empresa alemã tinha enlouquecido, que seria um fracasso de vendas. Acontece que a Porsche acertou de mão cheia e hoje é seu modelo de maior sucesso.
Seguindo essa linha, em 2013 eles apresentaram o Macan, um modelo menor que o Cayenne para uso urbano, para ser o Porsche do dia a dia, entretanto isso não quer dizer que ele seja barato ou fraco.
Para o Brasil, a marca alemã disponibilizou duas versões, a S equipado com motor 3.0 V6 biturbo de 340 cavalos de potência e a versão Turbo, com motor 3.6 V6 biturbo de 400 cavalos de potência e 56,1 kgfm de torque máximo. De acordo com a Porsche, o modelo chega aos 100 km/h em 4,8 segundos e atinge os 266 km/h. Ambos são equipados com transmissão PDK de sete velocidades.
A versão avaliada pelo Falando de Carro foi a Turbo. Nesta versão as rodas são de 20 polegadas, o para-choque dianteiro é mais agressivo, os escapes recebem toque esportivo e há detalhes de fibra de carbono nas laterais. O modelo tem medidas semelhantes a um Audi Q5, entretanto é baixo e com design coupé, linhas que mostra que estamos falando de um esportivo.
De fato as linhas confirmam essa característica. O Porsche Macan Turbo é muito forte, o torque está abaixo dos 2.500 rpm, garantindo sua agilidade na cidade e na estrada. Para ajudar nessa esportividade, o crossover conta com vários botões, que transforma o Macan do carro da mãe que leva os filhos no colégio, em um esportivo do marido que não tem medo de pisar fundo na estrada.
Apertando a função Sport Plus, o Porsche Macan muda totalmente seu comportamento. O volante fica mais rígido, o pedal do acelerador fica extremamente sensível, a suspensão pneumática abaixa para melhorar a estabilidade e o ronco do V6 não deixa você parar de acelerar. Não podemos esquecer que a cada troca de marcha, a transmissão PDK faz um som incrível nas saídas de escape, e você leva um tranco de encontro ao banco.
A estabilidade do Macan e curvas é digna de um veículo esportivo baixo, a suspensão fica dura como pedra, e somente em condições quase impossíveis você percebe que o carro está “rolando”. Em saídas perfeitas, mais conhecidas como “Launch Control”, é que você percebe o quanto a frente levanta e o tranco da primeira para a segunda marcha. A saída é tão perfeita que, ele não canta pneu.
Em situações normais, o Porsche Macan é confortável, com a suspensão mais alta ela absorve bem as imperfeições das vias e passa em estradas de terra com tranquilidade. O volante também fica mais leve, o que facilita bem manobrar o crossover de 4,69 metros de comprimento.
Para as viagens o porta-malas de 500 litros leva com folga as bagagens dos cinco ocupantes, que tem espaço de sobra para os três passageiros que vão atrás. O luxo está presente por todas as partes do Macan. O console é revestido em couro, assim como os bancos e as portas, o teto-solar panorâmico garante uma excelente vista para os ocupantes, que podem usufruir do ar-condicionado digital dual zone, sistema de som Bose com 14 alto-falantes e subwoofer, central multimídia de 7 polegadas touch com entrada USB, conexão Bluetooth, CD/DVD e MP3 além de GPS integrado.
Para o motorista, o painel de instrumentos é bem completo, e ao mesmo tempo simples. Os relógios são padrão em todos os Porsches atualmente e conta com uma tela de LCD na parte direita. Nesta tela é possível ver algumas informações rápidas da central principal como: rádio, mídia, GPS e telefone. Nela também é possível ver o computador de bordo, pressão dos pneus, a tração que está sendo usada em tempo real entre outras informações. Para acessar as informações desta tela, o motorista deve usar os comandos no novo Volante da marca alemã, que possui paddleshifts.
Na parte de segurança e tecnologia o Porsche Macan conta com 6 airbags, controle de tração e estabilidade, luzes diurnas de LEDs, start/stop, freio eletrônico entre outros itens.
De modo geral, o Porsche Macan é o crossover ideal para quem acha um Cayenne grande de mais para a cidade e um 911 apertado de mais para levar a família. Com esportividade de sobra e itens compatíveis com seus concorrentes, ele fica perdendo apenas no luxo dos SUVs ingleses. Agora se você procura status e esportividade, com certeza seu carro será um Macan.
Queremos agradecer a Porsche pelo empréstimo do Macan e a empresa Coptercam pelas fotos e imagens aéreas. Para mais informações sobre a Coptercam acesse – http://www.coptercam.com.br/






































